terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Tchekov em Cena


"A linha de investigação em teatro, cumprindo uma quase obrigação para com a história do teatro e para com a história de encenação, não podia deixar passar em claro, não tanto o centenário da morte de Tchekov, mas sobretudo o centenário da encenação d'O Cerejal, lugar de ruptura na história do teatro europeu. Por razões que a história conhece, a conjugação dos dois acontecimentos determinou em grande medida os desenvolvimentos da jovem arte da encenação a partir de 1905: a morte de Tchekov pôs fim a uma colaboração intensa entre o Teatro de Arte e o dramaturgo; a encenação do Cerejal constituiu como que a consagração e, em certa medida, o esgotamento duma linha de trabalho que Stanislavski designou como "da intuição e do sentimento". A partir desta data há-de precipitar-se a crise artística que conduzirá o Teatro de Arte de Moscovo a uma aproximação das estéticas do simbolismo (Blok, Maeterlinck...) e à busca de novas linguagens no plano da encenação e do trabalho do actor, particularmente com o regresso de Meyerhold para dirigir os trabalhos do Teatro Estúdio da Rua Povarskaja."

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